Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > APRESENTAÇÃO
conteúdo

APRESENTAÇÃO

por Bruno Flávio L. Fagundes publicado 19/10/2023 15h17, última modificação 19/10/2023 15h17

GT HISTÓRIAS PÚBLICAS – PORTAL COLABORATIVO Historiares

Este é o primeiro texto do Portal Colaborativo Historiares, criado no interior do GT Histórias Públicas, da ANPUH Nacional em parceria com as ANPUHS Paraná e ANPUH Goiás, portal apoiado pelo PPGHP (programa de pós-graduação em História Pública) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), a qual empresta seu servidor para alojar o Portal. Com este portal, pretendemos ser um portal colaborativo, como está no cabeçalho neste nosso post de estreia. Historiares pretende ser um portal de colaboração e também de integração. Pretende não excluir ninguém, nenhuma visão e perspectiva de História Pública de nenhuma parte do planeta, mesmo abordagens do campo da História Pública de países que contam com longa tradição de reflexão sobre este campo.

Porque muito do que se faz e se reflexiona em História Pública é feito sem a alcunha, ou a denominação, de “História Pública”, Historiares pretende acolher posts de todas as naturezas, desde que o (a) produtor (a) do conteúdo assim entenda que o que está propondo postar seja História Pública. Com um porém, no entanto. Haverá administradores do Portal, pessoas que verão antes os posts e decidirão sobre a postagem ou não, uma vez que não haverá chances de ninguém querer chancelar tudo o que faz, ou fizer, às custas do Portal.

Para isso, os membros do Grupo de Trabalho envolvidos numa reunião realizada durante a ANPUH Nacional em São Luís, em 2023, decidiram que todo material a ser postado deve ser precedido de uma identificação do (a) autor (a), constando seu nome e vinculação institucional, sobre o que é o post, vinculação do post a projeto, programa, o que seja, para favorecer a decisão do administrador e apresentar ao usuário/leitor do post a chance dele escolher se engajar. Todo post será precedido desta apresentação. Posts em diferentes formatos: letras, imagens, áudios. Filmes, vídeos, fotografias, imagens animadas, podcasts, atividades de campo etc ....

O Historiares começará modesto e cuidadoso, e terá braços em outras redes sociais, que serão criadas aos poucos, visando capilaridade e cuidados com direitos autorais, e, em especial, atento ao engajamento do usuário em nosso portal e em nossas outras redes, paulatinamente instituídas. Aos poucos, os membros do GT e administradores do grupo, resolvendo problemas de forma, de conteúdo e procedimentos sobre como fazer, o que pode e o que não pode, ou não deve ser feito, vão fazer crescer o Portal e seus braços em outras redes sociais

É com este sentido que chamamos a todos e todas para curtirem nosso Portal, ampliando o alcance da História Pública brasileira – ou da História brasileira - visando encontrar alguma identidade profissional e de conteúdo, e, principalmente, visando alcançar a audiência de interessados em História no geral, tentando alcançar o mínimo de curiosidade com o conhecimento histórico, querido e indispensável para muitos e muitas, mesmo que nem sempre assumido que seja assim.

Bruno Flávio Lontra Fagundes - (coordenador do GT)